A importância de utilizar os modelos de petições para aumentar a produtividade e economizar tempo

A importância de utilizar os modelos de petições para aumentar a produtividade e economizar tempo

A importância de utilizar os modelos de petições para aumentar a produtividade e economizar tempo
A importância de utilizar os modelos de petições para aumentar a produtividade e economizar tempo

Alguns modelos de petições podem ser usados para fornecer uma boa base de informação e também de padronização. Todos sabem que o ponto inicial é justamente a petição, portanto, a mesma deve estar em ordem. Muitas pessoas não procedem dessa maneira e depois não conseguem dar prosseguimento.

O modelo de petição precisa conter todas as informações e também irá dar uma ideia sobre a padronização. Por essa razão é sempre importante não aplicar o “ctrl+c e ctrl+v” e sim usar apenas para ter uma ideia. A realidade é que se for feito dessa maneira terá muito mais chances de vir a ser algo útil para todo.

Por fim, mas não menos importante, o objetivo da postagem é mostrar todos os detalhes para o uso em relação a petição inicial. A ideia é fazer com que as informações sejam atualizadas e possam encorajar alguns, sempre mostrando que esse caminho é valido, portanto, usando o texto de forma assertiva.

Por que existe erros no uso de um modelo de petição?

Grande parte das pessoas conseguem ser muito bons e cultos, porém não entendem o significado por trás de algumas palavras. Por exemplo: modelo significa algo que deve ser seguido ou mesmo serviu como um erro exemplo. Só que é justamente aí que os modelos de petições precisam ser entendidos.

O erro mais comum é que grande parte das pessoas acham que o modelo vai estar completo. Só que da mesma maneira que alguém procura uma roupa de acordo com seu número, é necessário pensar o mesmo em relação a petição.

A questão está justamente nesse ponto, ou seja, as pessoas pegam aquelas informações e acham que basta. A petição para ter sucesso precisa ser vista como uma forma de analisar aquele padrão e como é feita. Confira abaixo a o que está contido nos modelos de petições e que podem ser utilizadas:

A dinâmica

Uma petição vai precisar seguir um rito, ou seja, ter riqueza de detalhes e ir seguindo determinado padrão. A dinâmica precisa ser respeitada, ou seja, a divisão pode ser seguida ou não, portanto, vai depender de cada um.

Uma dica válida é procurar dois modelos e na sequencia ir analisando os pontos em comum. Obviamente que as provas vão mudar, os detalhes, o uso da lei e também o mérito da questão, porém o rito deve ser o mesmo.

O linguajar

Outra questão fundamental é utilizar o vocabulário que é usado, ou seja, os modelos de petições vão precisar “vender uma ideia”. É muito importante seguir o linguajar que é utilizado, porque será de grande valia para todos.

Um erro muito comum nas petições é que tudo é pensado, portanto, existe riqueza de detalhes, o mérito é justo, porém não tem uma coisa. Trata-se da persuasão, portanto, o juiz não é persuadido a dar prosseguimento ao requerimento.

Padrão

Outra questão que é fundamental cima do uso dos modelos para petições é que aquele padrão seja utilizado. Tudo dependerá do tipo de processo e também se é civil, criminal, trabalhista, ou seja, cada um demandará diversos tipos de cuidados.

Aqui é necessário destacar um erro que é bem frequente: achar que os modelos são petições prontas. Por essa razão, que foi necessário falar desse assunto pelo menos três vezes e a intenção é minimizar isso.

Por que é provável aumentar a produtividade por meio dos modelos de petições iniciais?

Um bom modelo de petição inicial deve ter como objetivo aumentar a produtividade daquele advogado. Vale ressaltar que é justamente por lá que o juiz irá analisar se dá prosseguimento ao mérito ou não. Confira abaixo os três pontos que vão fazer com tudo o que foi citado aqui seja possível, veja:

1.    Riqueza de detalhes

Uma excelente petição precisa ter riqueza de detalhe e com o modelo não é diferente. Uma equipe de advogados precisa se basear por algo e sem dúvidas, quanto mais existir os detalhes melhor será o resultado. O objetivo é mostrar as evidências para que essa petição possa ser aceita pelo juiz em questão.

2.    Persuasão

Um modelo de petição precisa ter muita persuasão, porque é necessário “vender o seu peixe”. Lembre-se de usar técnicas que permitam que aquele juiz possa estar convencido de que a petição deve ser levada em conta. O modelo irá demonstrar como é isso e aí é mais fácil de pegar o “fio da meada”.

3.    Assertividade

O que auxilia o modelo de petição é que normalmente o mesmo já foi aceito pelo juiz. Seguindo o que está lá fica muito mais fácil de conseguir ter sucesso no mérito, portanto, é mais assertivo. E todos sabem que diariamente são tantas coisas para serem resolvidas que qualquer benefício é sempre bem-vindo.

Como conseguir usar um modelo de uma petição para economizar tempo?

Chega-se a aquele ponto que é fundamental em cima de qualquer tipo de petição inicial. Trata-se da economia de tempo, uma vez que a rotina de um advogado é sempre muito atribulada e cheia. Confira a seguir alguns benefícios que esse uso vai promover a todos, portanto, veja:

  • Tem a possiblidade de compreender onde o advogado ganhou o juiz, pois tudo será explicado;
  • Os detalhes contidos podem ser interpretados, portanto, farão uma ideia daquilo que precisará ser feito;
  • Possibilidade de compreender um pouco da visão daquele advogado e também do vocabulário necessário;
  • Oferece a chance analisar a petição inicial de vários tipos, ou seja, oferece base de comparação.

Uma vez conseguindo atingir todos os benefícios mostrados acima, fica mais simples de ter alcance. A realidade é que você verá que uma vez pegando modelos para montar a sua petição por cima, fica mais fácil.

A grande questão é apenas ter cuidado, revisar e principalmente convencer aquele juiz da aceitação. Uma vez conseguido esse objetivo, o resto do processo costuma ser mais tranquilo com o uso de diversas ferramentas.

A petição inicial é como se fosse um “cartão-de-visitas”, ou seja, capriche e faça tudo com muito cuidado. Lá na frente talvez você não lembre, porém isso foi um dos seus pontos mais positivos.